Connect with us

Hi, what are you looking for?

Dynamo

Dynamo, nome artístico de Eder dos Santos (ilha do Sal, Cabo Verde, 25 de junho de 1988), é um músico, compositor e cantor cabo-verdiano, radicado em Lisboa. Começou a dar os primeiros passos na música em 2001 por influência do primo, o cantor salense Dani Santoz, que na altura, confessa, idolatrava. “Ele representava para mim um irmão mais velho e queria estar sempre com ele, assisitir os seus ensaios com a banda que tinha”, relembra.

Também natural da ilha do Sal, Dynamo formou a primeira banda aos 13 anos onde era vocalista e guitarrista. “Nesse tempo não passava de uma diversão com colegas do liceu. Tocávamos nas actividades da escola e em alguns eventos da zona”, conta.

Mais tarde, quando terminou o secundário, foi para os EUA onde considera que começou a ter real contacto com o mundo da música e a alargar os seus horizontes. “Antes estava muito ligado ao Hip Hop mas lá conheci pessoas que introduziram-me no soul music e no R&B, estilos com os quais identifico-me mais actualmente”.

Ainda que sem certezas acerca da área que queria seguir, Dynamo não se descurou dos estudos nos EUA e frequentou quatro anos de engenharia de construção civil. Não concluiu o curso mas pediu equivalência de algumas disciplinas e mudou-se para a cidade do Porto, Portugal, onde inscreveu-se em Gestão de empresas. Terminou este ano.

Dynamo está, por agora, focado na divulgação do seu primeiro trabalho discográfico deixando a gestão em segundo plano.

“Sou romântico”

A grande maioria das 12 composições que constam do CD é de sua autoria. Romântico assumido, Dynamo conta que o amor é tema predominante.

“Princesa”, single do álbum em colaboração com Djodje e Ricky Boy, é um dos temas mais escutados. Através da música e principalmente do seu videoclip quiseram “passar uma mensagem construtiva”, explica. “O nosso objectivo foi valorizar as outras princesas que não são saídas de um conto de fadas. Acho que todas as mulheres têm direito de sentir-se princesa”.

Já com 13 anos na música, Dynamo frisa o quão importante era para ele que o primeiro trabalho discográfico fosse um reflexo de si. Com o CD no mercado, considera que o objectivo foi conseguido.

“ ‘One’ simboliza ‘primeiro’ e acho que agora, com este álbum, consegui dar um passo significativo, subir um degrau nessa escala enorme que pretendo atingir”.

Kizomba é o estilo que predomina no álbum. “Tentei juntar o meu toque pessoal, levar um pouco do R&B e soul music à kizomba e por isso acredito que o resultado final é algo novo e diferente” diz confiante.

Quanto a referência musicais Dynamo tem muitas a começar pelo ídolo Dani Santoz mas também Craig David, Steve Wonder, Jamie Foxx, Tito Paris e Sara Tavares.

Dynamo está neste momento em Cabo Verde a promover o primeiro trabalho discográfico e a seguir segue rumo à Europa onde também já têm shows agendados. No país, a primeira apresentação já aconteceu com casa cheia na discoteca Cockpit na Praia. A próxima paragem será no Mindelo com actuação hoje, 1 de Agosto, no Club Syrius.

Advertisement

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR

VIVO

Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit.

LIFESTYLE

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum.

VIVO

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae.

LIFESTYLE

Nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa.

Copyright © 2020 Bankznews - Revista Urbana. Todos os direitos reservados.

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese